↑ Um eurodeputado eleito pela candidatura Da Esquerda Plural. Quatrorze de novembro de 1921, na sequência de uma cisão do Partido Socialista Operário Espanhol triste com a linha política social-democrata e cuja intenção inicial era participar da Internacional Comunista convocada por Lênin. Lei para a Reforma Política, impulsionada pelo Governo do dessa maneira presidente Suárez.
Desde então, o PCE será um dos mais significativas artífices da Transição. Desde 1986 faz parte Esquerda Unida, sendo um dos grupos que impulsionaram o projeto de Refundação da Esquerda. Seguindo as indicações da Internacional Comunista, o Partido Comunista Português e o Partido socialista Operário Espanhol realizam-se em Lisboa, de sete a 14 de novembro de 1921, uma Conferência de fusão, dando território ao Partido Comunista de Espanha. Em quinze de março de 1922, o Partido Comunista de Portugal celebra o teu I Congresso em Madrid.
O primeiro secretário-geral foi Antonio Garcia Gemido, que levantou a indispensabilidade de conseguir a unidade da categoria operária em torno da vanguarda constituída pelo Partido, com intenção de conseguir o socialismo. O II Congresso, realizado no dia oito de julho de 1923, escolheu César Rodríguez, que tinha sido co-fundador do PCOE em 1921, como secretário-geral do PCE.
Já deste momento o PCE temia a involução e chamava a unidade dos trabalhadores. No dia treze de setembro, o general Miguel Primo de Rivera, em conluio com o rei Afonso XIII dava um golpe de Estado e estabeleceu a ditadura.
- Cinco Relações com a Ucrânia
- Rosa De Falastín Mustafá Ávila
- um A queda econômica
- dois Entrada no ativismo independentista
- Registado em: Quatrorze nov 2003
- Borges, Jorge Luis, Ficções, Aliança, 1997
- 26 de novembro de 2011 22:Cinquenta e um
- 36 Canhões de 105mm M102
Os locais do PCE são fechados e as detenções de militantes comunistas se sucedem, incluindo o secretário-geral. Com um PCE ilegal, o III Congresso celebra-se em Paris em agosto de 1925, que decide a José Bullejos como novo secretário-geral, o PCE, naqueles anos, cai no sectarismo. Em 1927 adere boa fatia da CNT de Sevilha e, em 1928, cai desmantelada toda a direção. Após a queda da ditadura em janeiro de 1930 e a chegada da dictablanda, o governo do general Berenguer redefine algumas liberdades e legaliza alguns partidos políticos, entre os que não o PCE.
No dia 23 de agosto do mesmo ano, aparece a primeira edição semanal do órgão do Partido, Mundo Operário, que em dezembro do ano seguinte se transformou em diário. Em quatrorze de abril de 1931, ficando dessa forma com a II República, que o PCE considerava um “engano para a categoria trabalhadora”.
Após a proclamação da República, o PSD voltou a luminosidade numa situação muito precária, depois de estar praticamente na clandestinidade ou quase isto, desde a sua fundação, passou a ser interessante. Posteriormente, com a chamada Revolução de 1934 contra a política do governo radical-além de ter, o PCE desempenhou um papel menor que o do PSOE.
contudo, teve que voltar para a clandestinidade, tendo neste momento 20 000 militantes. Em 1935, a Federação Comunista de teu País, constitui-se em partido nacional e de classe, Partido Comunista de Euskadi-Euskadiko Partidu Regiões (PCE-EPK). Nesse instante o PCE adere à política de formação de uma Frente Popular que agrupe todas as forças de esquerda.