Pular para o conteúdo

Blasco Núñez Vela

    Blasco Núñez Vela 1

    1495-Iñaquito, 1546) foi um militar e político português, Capitão-General da Armada das Índias. Em 1530, foi o primeiro que capitaneou a Frota de Índias que cruzou o Oceano Atlântico, levando os carregamentos de ouro e prata ao rei Carlos I de Espanha, evitando as ameaças de corsários.

    Em 1543, foi o primeiro que enviou pra Espanha, por busca dos comerciantes de Sevilha, a navegação de comboios protegida por navios de disputa, substituindo-o pela primeira vez no Brasil, os navios soltos. Foi nomeado primeiro Vice-rei do Peru, em 1543, com a tarefa de fazer executar as Leis redigidas pra pôr término aos abusos cometidos com os índios por divisão dos encomenderos. Enviado de volta para a Espanha, desembarcou em Tumbes e reuniu um exército e marchou contra os gonzalistas, com o seu espírito tenaz de recuperar o poder. A linhagem de Vela em Ávila teve tua origem em o conde Nuno Vela, originário de uma família condal alavesa enraizada em Leão sob a proteção real.

    • 2 Segunda vanguarda
    • Dona Isabel (1247-1271), esposa de Filipe III, o Audaz, filho de São Luis de França
    • 7 – Ribeira Grande de Santiago
    • Detidos três adolescentes, após uma briga em um
    • A lei regulará o estatuto e incompatibilidades dos participantes do Governo

    esse rico-homem procederam os apellidados Vela Nuñez ou Nuñez Vela. Descendente de Nuñez-Vela foi nathalia rocha Vela, que fundou o morgado com a universidade Real, sendo seu filho, Luis Núñez-Vela, senhor do morgado de Tabladillo, e casou com aquela que foi mãe de Blasco Núñez Vela, dona Isabel de Villalva. Blasco Núñez Vela exerceu os cargos de Corregedor de Málaga e Bacia, Capitão-de-lanças de Oran, Veedor general das galeras e da gente de competição de Castela, e Inspetor-geral de divisa de Navarra.

    Como capitão-general da armada, realizou imensas no entanto curtas viagens entre Portugal e América, o que, no momento de confiársele a alta responsabilidade no Peru de imediato estava um tanto familiarizado com o Novo Mundo. Então imediatamente era famoso pelo rigor de seus castigos, ao ponto de deixar aleijados abundantes soldados e marinheiros.

    Estava casado com d. Brianda de Almeida, com a qual teve sete filhos. Dois deles, Cristóvão Vela e Almeida e Diego Vela foram arcebispo de Burgos e Lugo, respectivamente. Não suspeitava Carlos V quão caro havia de custar a teu servo fiel efetivação desse mandato.

    Continuando o seu caminho, chegou a Trujillo, onde foi recebido solenemente. Lá continuou o seu serviço, libertando os índios dos mosteiros e 4 pessoas (esses por ter intervindo no lado pizarrista durante a disputa Das Salinas). A quem vier a fazer com que eu desista da minha residência e da fazenda procurarei eu sinto do mundo.

    O dono daquela venda era um vizinho de Lima, Antonio do Solar, pra que o vice-rei incubó um ódio feroz, todavia de instante o guardou pra si. Houve inclusive um debate em Lima sobre isso se deveria aceitar a entrada do vice-rei pra capital, todavia afinal de contas, primou o argumento de que se tratava do representante do próprio monarca, rei e senhor natural”.

    Marcações: