1973 com a nomeação de Carrero Blanco como tal. Os chefes de Governo espanhóis tinham o título de Presidente do Conselho de Ministros desde a aprovação do Estatuto Real de 1834, ao longo da regência de Maria Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Quando triunfa a Revolução de 1868, nos primeiros dias o cargo se transformou em Presidente da Junta provisória revolucionária, para ceder local ao Presidente do Governo provisório até 1869, no momento em que retoma sua denominação original.
Com a chegada da Primeira República, os governantes ocuparam o cargo de Presidente do Poder Executivo, pro que se lhes reconhecia como chefes de Estado e de Governo ao mesmo tempo. O título convencional se manteve desde 1874 (salvo o Ministério-Regência de Cánovas) até a ditadura de Primo de Rivera, no momento em que nos primeiros anos do Diretório Militar, Primo de Rivera, ocupou o cargo de Presidente do Diretório Militar.
A nomeação e a duração do cargo de presidente do Conselho dependia de desejo do monarca; o presidente e seus ministros, então, não eram responsáveis perante os tribunais, se não diante o monarca. 1845 (postagem 47.º, n.º 10), de 1869 (post 68) e de 1876 (artigo 54.o, n.o nono). Se bem que, de 1869, por ser uma constituição mais progressista, estabelece que a responsabilidade do governo perante as Cortes. Depois da Guerra Civil e a instauração da ditadura de Francisco Franco, que assumiu as funções de chefe de Estado e de Governo.
Como imediatamente foi dito em um momento anterior, durante a monarquia, o presidente do Conselho só parava nos casos de morte, invalidez e, em caso normal o desejo do monarca. Por expirar o termo do teu mandato. A seu respectivo pedido, uma vez aceito o seu pedido de demissão pelo Chefe do Estado, ouvido o Conselho do Reino.
Por decisão do Chefe do Estado, de acordo com o Conselho do Reino. A proposta do Conselho do Reino, por incapacidade apreciada por 2 terços de seus participantes. Em outras ocasiões, viu-se essencial exercer o cargo de Presidente do Conselho de Ministros, de forma interina.
Marcelo Azcárraga de Dendê, ministro da Guerra, atuou como interino após o assassinato de Antonio Cánovas, de 8 de agosto de 1897 até o dia vinte e um de agosto, no momento em que foi nomeado titular. Neste último caso, a Lei Orgânica, em seu postagem dezesseis determinava que deveria ser o vice-presidente que, durante 10 dias , ocupou o cargo de Presidente do Governo provisório.
- Vinte de julho-22 de julho: a Copa do Mundo de Rugby 7, em São Francisco, EUA
- três Fora de Cali
- dois Comunista de esquerda: Brest-Litovsk, e a política econômica
- Aeronáutica, química e farmacêutica ‘salvam’ o polígono
- Ciência de Dados (2012)
- 2 Incidente diplomático com os Estados unidos
- Capital público, oposto ao privado: é o que é do Estado
- 18,um milhões para inovação no agronegócio
Artigo 14 ° IV. Artigo quatrorze ° V. O Presidente do Governo, em nome do Chefe de Estado, faz a Sede Nacional do Movimento, assistido do Conselho Nacional e do Secretário Geral. Não foi até 1977, no momento em que os chefe do Governo espanhol tiveram residência oficial, o Palácio da Moncloa, e também ser a sede da Presidência do Governo.
O Palácio de Villamejor serviu como sede da Presidência até 1977, em 1980, foi a sede do Ministério de Administrações Públicas. Presidente do Conselho de Ministros (1874) . Presidente do Conselho de Ministros (1875-1923) . Chefe do Governo do Estado (1936-1938). Na zona sublevada durante a Guerra civil. Em 1834, foi promulgado o Estatuto Real que institucionalizaba o cargo de presidente do Conselho de Ministros que, de facto, existia desde a fabricação do respectivo Conselho.