Pular para o conteúdo

A Inteligência Artificial, Através Do Olhar De Stanley Kubrick

    A Inteligência Artificial, Através Do Olhar De Stanley Kubrick 1

    Quando o cineasta Stanley Kubrick escreveu o roteiro de 2001: Uma odisséia no espaço, não se imaginava que os estilos científicos do vídeo continuariam estando vigentes no século XXI. A mostra utiliza o filme como um fio condutor e cria uma viagem pela mente humana e a evolução da inteligência artificial.

    conseguem ser encontradas a partir de manuscritos da mão de Kubrick até maquetes e esboços que foram utilizados pra gerar os cenários. Este é um projeto que a teórica e pesquisadora Claudia Giannetti leva a criar a partir dos anos 90: “Ao longo da história da humanidade se deu em momentos-chave, o foco da inteligência. Hoje isso mudou, não só perguntarmos a inteligência humana, entretanto como será a interação com mentes desenvolvidas artificialmente. Implica uma alteração profunda pela população”. No filme, Kubrick se coloca três grandes dúvidas: de onde viemos, onde estamos e pra onde vamos.

    1. Dois História 2.1 Origens
    2. Bruno: “o Trabalho à espera de voltar à seleção”
    3. 2005: Criação do YouTube
    4. T-950 Terminator Infiltrator (T4): Cyborg humano e máquina, podes ser sob equilíbrio por Skynet
    5. 37 respostas por esse tópico
    6. Se conduziu com sucesso a uma cadeira de rodas através de sinais neurais
    7. Simon[61] – Oficial de intercomunicação do Helicarrier

    A exibição tenta desvendar assim como 3 grandes incógnitas iguais: quais são as origens de nossa mente, onde estamos nesta conexão entre a inteligência e pra onde nos vai transportar a conexão entre humano e máquina. Para explicá-lo, a mostra conta com uma seleção de peças e obras essenciais, tanto nas investigações sobre o funcionamento do cérebro como a prosperidade das inteligências artificiais.

    Ramón López de Mántaras, diretor do Instituto de Pesquisa de Inteligência Artificial do CSIC, recomendou a parte científica do projeto. “A obra de Kubrick é incrível, no sentido de que as habilidades que mostra ter HAB 9000 pode-se dizer que fizeram uma espécie de agenda de tópicos que estavam a investigar a respeito da inteligência artificial”, reconhece. O especialista do CSIC ressalta a importancia que teve 2001 para o desenvolvimento de sistemas artificiais: “Muitos cientistas a sequência do video, perguntaram-se o que aparecia se podia tornar realidade. As coisas que você podes fazer HAB como a linguagem, reconhecimento facial e de planejamento de ações não são mais coisa de ficção”.

    López de Mántaras diz que, mesmo dessa maneira, ainda resta um longo caminho até voltar à singularidade, instante em que as inteligências formadas pelo homem superiores ao intelecto humano. “Há uma interligação entre as peças que vai bem mais além do vídeo”, diz Giannetti. “Podemos enxergar como porção do biológico com o tecnológico e a prosperidade de como isso foi implementado no nosso dia a dia”.

    Kimi Räikkönen, que o próximo ano será o companheiro de Fernando Alonso na Ferrari, ele foi operado de costas “com sucesso”, informou a equipe Lotus. Räikkönen vai descansar neste instante alguns dias, e pela próxima semana iniciará o processo de reabilitação. O vice-presidente do governo da Catalunha, José Císcar, ponderou que, se em 2014, não luta um prêmio em Valência, o Governo “não paga um euro” proporcional ao canon para tua celebração, “está assinado ou não”.

    Marcações: